A eterna briga entre a Ciência e as Terapias Alternativas

 

Já há muito tempo é conhecida a briga entre os profissionais das áreas da saúde e das ciências e os terapeutas alternativos. Do lado de lá, os “cientistas” reclamam, e muitas vezes com razão da falta de estudos científicos que comprovem a competência das técnicas ditas alternativas, e do lado de cá os terapeutas reclamam da intransigência da outra parte.

Sei que vou ferir alguns egos e, muito provavelmente me indispor com alguns colegas terapeutas, mas afinal, não teriam eles certa dose de razão? Não estaremos nós terapeutas sendo relapsos, às vezes, em nossa formação? E mais, como anda nossa pesquisa a cerca das técnicas utilizadas? Qual o percentual de resultados 100% satisfatórios estamos obtendo com nossos clientes? Buscamos comprovação das técnicas utilizadas ou apenas ficamos engolindo o que nos é transmitido em cursos?

Sei de muita gente que o faz, mas também sei de muitos que se acomodaram.

Na ciência, de tempos em tempos surge um grande nome que se opõe às antigas teorias e lança uma luz, sendo por vezes algo tão surpreendentemente novo como a Lei da Relatividade ou da Mecânica Quântica. Mas na terapia, apesar de surgirem todos os anos novas técnicas, ainda não temos uma comprovação rigorosamente científica para nenhuma delas. A própria Acupuntura Chinesa não o tem, pois é a acupuntura ocidental que procura explicar utilizando anatomia como base, o que é completamente diferente da chinesa que explica com base nos 5 elementos de sua cultura milenar. É claro que sabemos por experiência que a chinesa funciona muito melhor que a ocidental, mas tem a explicação baseada “apenas” na experiência (mais de 1000 nos de experiência) e não na “comprovação cientifica”.  

Apesar de eu ser adepta das terapias alternativas, pois pra mim funcionam muito bem, sinto falta de um espírito mais investigativo, mais embasado no método científico, ou no nosso caso, até por amostragem. Como não podemos comprovar certas técnicas, podemos pelo menos registrar rigorosamente os resultados, utilizando muitas vezes exames clínicos como comprovação da melhora.

Quando minha irmã fez o curso de florais do Joel Aleixo, eu ainda não conhecia nada de florais, apesar de já ter utilizado o de Bach e o de Saint Germain. Durante mais ou menos um ano testamos os florais sendo eu a cobaia, eu escolhia 3 flores e ela preparava o floral sem que eu visse o que era, em 100% das vezes, os efeitos que eu descrevia faziam parte do que o floral indicava como efeito – então acho que funciona mesmo não tendo o que chamamos de princípio ativo.

Em meus estudos percebi que mesmo que uma teoria funcione perfeitamente, pode ser que a explicação não esteja demonstrando a verdade que ocorre no processo. Assim durante muitos anos a Força Gravitacional foi descrita como um campo atrativo que diminuía com o aumento da distância dos corpos, e apesar das equações de Newton funcionarem muito bem, quando Einstein formulou a Teoria da Relatividade é que percebemos que as equações podiam prever o movimento, mas não descrever a realidade. Da mesma forma, talvez, a teoria dos 5 elementos da Acupuntura Chinesa não nos mostre a realidade, mas descreve com mestria uma técnica que vem funcionando há milhares de anos. Estamos apenas precisando de um Einstein que nos mostre o que está por traz dos 5 elementos.

Muitas de nossas terapias são difíceis de explicar, pois não temos um equipamento capaz de medir, nem uma definição para o tipo de “energia” do Reiki, e nem entendemos totalmente a Física envolvida. Mas ao menos deveríamos começar a registrar com precisão “matemática” os resultados obtidos e realizar comparações com os demais terapeutas, e nos unirmos como é unida a classe médica – e ninguém duvida disto.

Assim poderemos defender nosso trabalho que vem de muitos anos de estudo, ou nos veremos futuramente impedidos de trabalhar com o que mais acreditamos, da mesma forma que por muito pouco quase fomos impedidos de utilizar acupuntura – e que quase acabou passando para as mãos dos mesmos médicos que fizeram de tudo para proibí-la.

 

 

Eu sou

Karenn Liège

Regressão De Memórias e TVP

Reintegração de Consciência - Reprogramação Mental Sinestésica

Cura Quântica ANJO HUMANO

Porto Terapia Uma nova Concepção de Vida

cursoseterapias@gmail.com - 51 998 11 3042